Divindade masculina, figura que se repete em todas as formas mais conhecidas da mitologia universal, ogum é o arquétipo do guerreiro. Bastante cultuado no Brasil, especialmente por ser associado à luta, à conquista, é a figura do astral que, depois de Exu, está mais próxima dos seres humanos.
O Guerreiro sempre foi à figura mística do deus mais invocado, já que é sua função realizar no astral as guerras que os seres humanos não conseguem travar ou vencer na sua luta cotidiana.
Foi uma das primeiras figuras do candomblé incorporada por outros cultos, notadamente pela umbanda, onde é muito popular. É sincretizado comumente com São Jorge ou Santo Antônio, tradicionais guerreiros dos mitos católicos, também lutadores, destemidos e cheios de iniciativa.
É por extensão o orixá que cuida dos conhecimentos práticos, sendo o patrono da tecnologia. É o símbolo do trabalho, da atividade criadora do homem sobre a natureza, da produção e da expansão. Tem junto com Exu posição de destaque logo no início do ritual. Tal como Exu, Ogum também gosta de vir à frente.
Características
Dia da semana: Terça-feira.
Saudação: Ogum nhê.
Sincretismo: Em São Paulo é São Jorge – 23/04 e na Bahia é Santo Antônio – 13/06.
Cores: Vermelho
Símbolos: Espada lança.
Onde recebe oferendas: Nas estradas e estradas de ferro
Principais oferendas: Charuto, rosas vermelhas, suas bebidas e comidas.
Bebida: Cerveja Branca.
Elemento: Fogo.
Algumas Ervas: Espada de São Jorge Abre caminho, Arruda, Folha de Seringueira.
Animal: Cachorro.
Comida: Feijoada com feijão fradinho, cará, inhame, carnes vermelhas.
Domínio: Caminho, estradas, tudo que é feito com ferro.
O que faz: Abre caminhos, executa a lei.
Características: Impulsivo, guerreiro, líder, intolerante.
Arquétipos
Os filhos de ogum possuem temperamento um tanto violento, é impulsivo, briguentos e custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tampouco da moradia, com raras exceções são amigos, porém estão sempre envolvidos com demandas, são mestres do atirar verde pra colher maduro, às vezes muitos desconfiados. Despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, mas não tendem a ser fiéis.
Possuem uma energia física muito grande, raramente adoece, seu lema principal é vencer na vida, não importando qual tipo de trabalho ou esforço para conseguir seus ideais.